Centro Experimental
A Imunova realiza o ciclo completo de experimentação in vivo, desde o desenvolvimento do protocolo experimental até a interpretação final dos dados. Nossos protocolos construídos junto ao Escritório de Projetos, são avaliados pelo Comitê de Ética no Uso Animal previamente à realização do alojamento experimental.
Escritório de Projetos
Temos o know-how necessário para desenvolver protocolos focados em responder as questões essenciais sobre o produto que se deseja testar em aves e suínos, fornecendo um ganho na proposta de valor com argumentos científicos para assessorar vendas técnicas. Nesse sentido, também fazemos parcerias para a escrita de artigos científicos. Atualmente, contamos com uma equipe de cientistas com vasta experiência em experimentação de vacinas, aditivos nutricionais, promotores de crescimento, adsorventes de micotoxinas, bacteriófagos e outros produtos com ação bactericida, além de trabalhar com desafios biológicos como bactérias e vírus.
Comitê de Ética para Uso Animal (CEUA)
Todos os projetos que envolvam a utilização de animais, primeiro devem passar por aprovação no Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Imunova, devidamente registrado no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), para então serem executados. A empresa Imunova e seus colaboradores prezam pela ética e pelo bem-estar animal na condução dos estudos e no trato com os animais. Pensando nisso, nosso time de veterinários criou um Manual de Bem-Estar Animal para Aves em Condições de Experimentação, confira o material aqui.
Alojamento Experimental
Para experimentos in vivo com aves, a Imunova possui estruturas própria para alojamento dos animais em isoladores ou em baias abertas, conforme os objetivos do projeto experimental. Para experimentos de avaliação zootécnica de aves ou com outras espécies animais, como suínos, a empresa Imunova trabalha em parceria com outros centros experimentais para alojamento dos animais.
Isoladores
O Centro Experimental Imunova possui uma estrutura com 11 isoladores de 1,2 m² cada para alojamento de aves, especificamente para a execução de testes em que é necessário impedir a contaminação cruzada entre os grupos experimentais. Os isoladores da Imunova mantêm os animais em um ambiente completamente controlado durante todo o ensaio experimental, mantendo os animais em condição de isolamento microbiológico, com temperatura controlada através de lâmpadas UV, ar filtrado e exaurido pelo sistema HEPA, abastecimento de água através de um sistema interno próprio para cada unidade e ração fornecida através do duto de entrada que contém solução desinfetante.
Baia aberta
O aviário experimental, onde as aves são mantidas, possui uma estrutura com 8 baias abertas de aproximadamente 2 m² cada. As aves serão mantidas em condições semelhantes às utilizadas em criadouros comerciais durante todo o experimento, com água e alimentação ad libitum, cama de maravalha, janelas teladas e com cortinas sobrepostas, temperatura controlada por meio de campânulas e ambiente sem exaustão forçada de ar. Os experimentos em baia aberta permite a realização de projetos para avaliação de índices in vivo, bem como avaliação de produtos aplicáveis ao ambiente avícola.
Centros Experimentais parceiros
Para experimentos com avaliações zootécnicas com aves e suínos, a Imunova possui parceria com outros centros experimentais, como ex1 e ex.2. FALTA CONTEÚDO